Crónicas, vivências, relatos e histórias saídas dos cadernos de dois estudantes universitários...

sábado, fevereiro 25, 2006

O primeiro português no Espaço
(ou o maior erro da Humanidade -depois dos cartoons dinamarqueses e do Slb-Liverpool,claro)

Desde ontem que ando preocupado com o estado do mundo e divago sobre questões aflitivas como, quem somos? para onde vamos? Que destino nos aguarda? E o Sporting, deveria jogar com 2 avançados ou apostar na criatividade do Romagnoli? Ok, tudo bem, esta não é uma questão relevante para o contexto mas não é por isso que deixa de ter a sua relevância.

Tudo isto porque, ontem, a Virgin anunciou que quer pôr um português no espaço!!!

E pergunto eu:
Então os tipos querem fazer viagens espaciais para turistas especiais (vulgo, pessoas com muito dinheiro,fãs do Comandante Spock e que assistiram às ante-estreias do StarWars) e escolhem um tuga como exemplo?? Das duas uma (das várias opções escolher uma -e apenas UMA- e riscar as que não interessam):

1) A Virgin tá pela hora da morte e procura 1 forma subtil de abrir falência técnica e não pagar dívidas a ninguém;
2) Têm tanto dinheiro que se podem dar ao luxo de dar estes tiros nos pés só para entreter;
3) O programa ainda tá em fase de testes e optam por ver se estão aptos para situações críticas;
4) Tava tudo alcoolizado ou sobre o efeito de estupefacientes aquando da escolha;
5) A selecção de pessoal foi feita através do rigoroso método de investigação norte-americano, o UmDóLiTá.
6) Isto é tudo jogada do Pinto da Costa porque tá tudo feito pró FC Porto.

Estes tipos não sabem (e se calhar deviam ter-se informado previamente sobre que povo estão a pôr no ar) que estão a abrir um precedente sem retorno que influirá,negativamente, sobre a economia à escala mundial.

Sabendo de antemão quão invejoso o tipico português é, e que o vizinho do lado não pode ser melhor que nós (ou ao menos aparentar sê-lo), não me surpreenderá minimamente que, num futuro próximo, deixe tudo de se endividar para comprar casas de 5 assoalhadas, velozes bólides ou até as prendinhas de Natal para passar-mos a recorrer a financiamentos para as nossas férias "inter-galácticas".

Este facto, levará à bancarrota de imensas instituições de crédito pelo nosso país (surpreendidas por tamanho volte-face) pois, daqui para a frente, créditos para carros e casas farão tanto sentido como pedidos de crédito para comprar Tvs a preto e branco, VHS ou Spectrum's 128k.
No futuro, somente as empresas de financiamento e crédito capazes de se adaptar a novas realidades garantirão a sua subsistência, para o qual até deixo já a minha sugestão: Uma vez que as viagens ainda tão 1 pouco fora das possibilidades lusitanas, que tal fazerem créditos a pagar até à terceira ou quarta geração vindouras? Assim como assim, o português arranja sempre maneira de escamotear as coisas e não pagar, mais vale garantir deste já que alguém o fará no futuro.

Num segundo plano, a minha indignação prende-se com o modus operandis do tuga. Toda a gente sabe como agimos quando vamos a qualquer lado, por isso, já estou a imaginar a chegada de famílias portuguesas às estações espaciais... Num abrir e fechar de olhos, andava tudo minado de Tupperwares e marmitas com arrozinho de tomate, moelas, pipis, jaquinzinhos, rissóis, croquetes, pézinhos de coentrada e claro, um cheiro a vinho tinto a inundar todo o espaço!! Parece que já me tou a ver chegar a solo lunar e ver o belo do carroço de azeitona e da latinha de conserva a flutuarem ou, apelando à nossa costela de Camões, belissímas inscrições nas rochas lunares como "Pedro Loves Sandra = Amor eterno", "Zé Bifes teve aqui" e,last but not the least "SLB,SLB... Glorioso SLB".

Claro que isto até se compunha se as idas ao espaço não se tornassem algo banal, passando as agências de viagens a criar pacotes especiais e a preços apelativos para aquela que é considerada por todos como a maior força terrorista do nosso país, as viagens de Finalistas!! Alguém consegue imaginar uma estação espacial depois duma semana de estadia desta malta ou um Space Shuttle chegasse inteiro ao destino?? Não me parece... Imaginem os prejuízos para a NASA e afins!!!
E por falar em Space Shuttles,confesso mesmo eu era gajo pra pedir 1 crédito e ir ao espaço só para poder ouvir na viagem o nosso tão célebre: "Sr. Condutor, ponha o pé no acelerador!!!"

Outra questão me inquieta:
Quem são realmente estes tipos da Virgin???
A ideia que tenho deles é que devem ser uma espécie de Loja Chinesa de grandes dimensões. Eles vendem Cd's, Livros, DVD's, passagens de avião, etc, etc... e agora até passeios pelo espaço!!!
Parece que me tou a ver a entrar numa Virgin Megastore e, virando à direita tenho viagens ao espaço,virando à esquerda, o último single da Shakira (já disponível em digipack com DVD)... E depois, se são assim tão bons porque razão deixaram falir a Megastore que tinham em Lisboa???
Fica a minha advertência ao tal Sr. português que vai viajar, tenha cuidado com esses tipos, informe-se bem primeiro com quem tá a lidar e veja se o Space Shuttle tem a revisão em dia.

Em suma, em concluíndo o meu raciocínio:
A presença deste português será a primeira de muitas no espaço, transformando-se o fenómeno no denominado "efeito bola de neve" na qual resultará, numa primeira fase na gritante falta de capacidade de resposta a tanta procura (no fundo, ainda somos 10 milhões) e, posteriormente na quebra de procura de viagens por parte de todos os outros países, visto que vamos deixar aquilo em tão mau estado que já nem oferecidas (por exemplo, nos hipermercados, em compras superiores a 40€) a malta lhes pega.
Ora, este aumento de procura origina aquisição de material e infraestruturas que, após atinguida a fase de quebra, provocará excedentes intermináveis, quebras económicas e viragens nas principais economias mundiais (análise gentilmente cedida pelo nosso P.R. e expert em Economia- porque de economia nada percebo-), o que, já se sabe, não é nada bom porque costumam resultar em guerras e conflitos que não são nada positivos...

Assim sendo,aqui deixo o meu aviso:
Não deixem o Português entrar na nave!!! Ainda vamos a tempo de salvar o mundo, fazendo-o pular e avançar...

PS: Se o nosso primeiro ministro fala tanto acerca do desenvolvimento e choque tecnológico alguém me explica porque temos que recorrer a agências de viagens estrangeiras? Não era tempo de criarmos a nossa?? E se não há dinheiro para 1 projecto só nosso porque não nos juntamos a eles?? Será que o engenheiro Sócrates é realmente 1 visionário e enviou o tuga para apanhar o Know How dos tipos?

Realmente, ou percebo tudo mal ou há mesmo algo de muito estranho nisto tudo...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois eu imagino uma espécie de Guerra das Estrelas Tuga, onde animais estranhos arrotam depois de umas cervejolas para atrair as fêmeas. E que entram na grande guerra da 'tacada de cascas de tremoço. No fim chegam à sua caverna lunar e levam uma coça da mulher por ter passado toda a tarde nos copos com, os amigos. No fundo seria um filme dramático acerca das dificuldades inerentes à amizade, perante o olhar castigador da fêmea dominante, áo mesmo tempo podia haver uns gémeos separados à nascença ainda na Terra e que se apaixonam um pelo outro no espaço... a *** (mais uma vez, os asteriscos são para evitar fazer publicidade à TVI) ainda comprava e aplicava-lhe uma banda sonora do Paulo Gonzo!

Sr Palimpsesto

12:32 p.m.

 

Enviar um comentário

<< Home